Unimed FERJ
27 / Janeiro / 2025

Comunicado: Unimed Ferj – Coopanest Rio
Rio de Janeiro, 27 de janeiro de 2025
A Coopanest Rio sempre buscou defender os interesses de seus cooperados e fortalecer a anestesiologia no Estado do Rio de Janeiro.
Desde o início do contrato com a Unimed Ferj, estivemos cientes dos desafios da transição de uma carteira de mais de 400 mil vidas.
Mantivemos diálogo e tolerância com a Unimed Ferj durante todo o processo, buscando soluções para as dificuldades de repasse, que se intensificaram a partir de novembro. Atrasos nos pagamentos, altos índices de glosa e guias não processadas geraram problemas com cirurgias realizadas desde agosto, como divulgado na mídia.
Para solucionar a dívida crescente, a Coopanest Rio contactou outras entidades e, em dezembro, emitiu duas notificações extrajudiciais contra a Unimed Ferj, além de denúncias ao CREMERJ e à ANS. A SAERJ também se envolveu, buscando uma solução junto à presidência da operadora.
Após a denúncia na ANS, a Unimed Ferj inicialmente reconheceu a dívida, mas sem apresentar um cronograma de pagamento. Recentemente, a Coopanest Rio expôs a gravidade da situação, com uma dívida superior a 5 milhões de reais, após contato com o Jornal O Globo, com reportagem veiculada no dia 22/01/2025.
Como resultado, a Unimed Ferj propôs um cronograma de quitação da dívida, com pagamentos em parcelas nas datas de 24, 28 e 31 de janeiro, 5 e 11 de fevereiro. A parcela de 24 de janeiro já foi paga.
A Coopanest Rio permanece atenta aos prazos e à resolução de glosas e outras irregularidades.
Temos certeza que nossas ações beneficiaram todos os anestesistas do Rio de Janeiro, cooperados e não cooperados, mostrando a importância de uma cooperativa forte que visa fortalecer a nossa especialidade.
Atenciosamente,
A diretoria