Informações úteis

1

Colegas Cooperados,

Com o intuito de mantê-los informados sobre os principais pontos do Contrato recentemente firmado com a Unimed-Rio, enviaremos na sequência algumas mensagens relacionadas a este tema. Como você cooperado da Coopanest-Rio já sabe, a Cooperativa fechou um contrato com a Unimed-Rio, com vigência a partir do dia 01/08/2020, para atendimento aos beneficiários daquela operadora de planos de saúde, cujo código da carteira de identificação se inicia com o número 0037. Trata-se de uma demanda antiga dos cooperados da Coopanest-Rio, um contrato negociado por meses, e agora finalmente implementada pela Cooperativa! Quando todos cumprem o contrato, mais força há numa negociação de valores atuais!

2

É muito importante que os cooperados da Coopanest Rio não efetuem cobranças diretamente de pacientes Unimed Rio a partir do dia 01/08/2020. Esperamos com esta conduta seguir corretamente o Estatuto da Cooperativa e o contrato celebrado com a Unimed Rio evitando-se glosas desnecessárias e a aplicação de penalidades, além de também fortalecer os laços deste e de outros contratos, conseguindo sempre bons reajustes.
Lembramos que tanto a Unimed Rio, como muitos outros convênios desejam resguardar-se das cobranças diretas exorbitantes, e por isso têm exigido com mais rigor o cumprimentos dos contratos firmados com a Coopanest Rio.

3

O contrato da Coopanest-Rio foi firmado com a Unimed-Rio, com vigência a partir de 01/08/2020, para atendimento aos beneficiários daquela operadora de planos de saúde, pacientes portadores do Cartão de Identificação do Beneficiário com numeração iniciada com “0037”, ainda que tais atendimentos sejam realizados em municípios fora da área de ação da Unimed-Rio, porém dentro do estado do Rio de Janeiro. Assim, a partir da data acima, todos os atendimentos realizados a beneficiários da Unimed-Rio (matrícula iniciada por 0037) deverão necessariamente ser cobrados através da Coopanest-Rio, exclusivamente. Lembrando a todos que o Estatuto Social da Coopanest Rio veda a cobrança direta a pacientes, nas hipóteses em que a Cooperativa celebrou contrato com as operadoras de planos de saúde cujos cirurgiões sejam credenciados a essas operadoras, o que no caso da Unimed-Rio inclui também cirurgiões cooperados de outras Unimed’s singulares do estado do Rio de Janeiro.

4

Não fazem parte do Contrato celebrado com a Unimed-Rio os serviços prestados a Beneficiários pertencentes a outras Unimed’s do Sistema Nacional Unimed, com matrículas iniciadas por qualquer número diferente de “0037”, ainda que tais atendimentos sejam realizados nos municípios que pertençam à área de ação da Unimed-Rio (Rio de Janeiro e Duque de Caxias), hipóteses em que os Cooperados poderão cobrar diretamente. Também não estão cobertos pelo Contrato aqueles procedimentos que não possuam cobertura pelo plano de saúde e que sejam realizados por cirurgiões que não pertençam a nenhuma Unimed do Sistema Nacional Unimed. Essas são as únicas exceções que permitem a cobrança direta.

5

Sobre o pagamento do anestesista auxiliar:
Na CBHPM, no capitulo de Instrucoes Gerais sobre Anestesiologia, pág 128, item 8 ➡️ Para os atos AN7 e AN8 ou naqueles nos quais seja utilizada Circulação Extracorpórea (CEC), ou procedimentos de neonatologia cirúrgica, gastroplastia para obesidade mórbida e cirurgias com duração acima de 6 horas, o anestesiologista responsável poderá, quando necessário, solicitar o concurso de um auxiliar (também anestesiologista), sendo atribuído a essa intervenção um porte correspondente a 30% dos portes previstos para o(s) ato(s) realizados pelo anestesiologista principal.

6

Sobre honorários de procedimentos ambulatoriais:
De acordo com a CBHPM, nas Instruções Gerais, no início da tabela, item 6.2.:
– internações em “hospital-dia” com senha de internação hospitalar paga de acordo com a acomodação.
– SADT (ambulatorial/exame) paga sempre 1x a tabela.
O texto diz: “Para os planos superiores ofertados por operadoras, diferentemente do previsto no citado item 1.5, fica prevista a valoração do porte pelo dobro de sua quantificação, nos casos de pacientes internados em apartamento ou quarto privativo, em “hospital-dia” ou UTI. Não estão sujeitos às condições deste item os atos médicos do capítulo IV (Diagnósticos e Terapêuticos), exceto quando previstos em observações específicas do capítulo.”

7

AVISO IMPORTANTE:
O Grupo Bradesco Seguros expandiu a sua atuação para uma nova empresa – a Bradesco Saúde Operadora de Planos.
E com essa nova opção para os clientes, a Coopanest-Rio também se beneficia ao manter a mesma forma de atuação, tanto para a Seguradora como para a Operadora, com a comodidade e a segurança de sempre.
➡️ Como o referenciado irá identificar se o beneficiário é da Bradesco Saúde Operadora de Planos? *O cartão possui cor prateada (inclusive os contratos com cartão afinidade) e com a indicação ‘Operadora de Planos’.

nova logo branca
COOPANEST-RIO

(21) 2295-4245

Rua General Polidoro, 183 Grupo 204 Botafogo – RJ